Informação sobre leishmaniose, causas, sintomas e tratamento da leishmaniose, identificando os diversos tipos, como leishmaniose visceral e outras


Como ocorre a transmissão de Leishmaniose

Leishmaniose é geralmente transmitida indiretamente entre hospedeiros por flebotomíneos do gênero Lutzomyia e Phlebotomus, que são vetores biológicos. Cada espécie de Leishmania está adaptada para transmissão em certas espécies de flebótomos. Apenas as fêmeas se alimentam de sangue. Atividade de flebotomíneos ocorre quando existe humidade, e não há vento ou chuva. Estes insetos são geralmente mais ativos ao amanhecer, entardecer e durante a noite, mas eles vão morder se forem perturbados em seus esconderijos (tocas de animais, buracos de árvores, cavernas, casas e outros locais humidos, relativamente frios) durante o dia. Eles são atraídos pela luz e podem entrar em edifícios durante a noite. A transmissão transovariana de Leishmania parece não ocorrer, e em áreas com temperaturas frias, o parasita durante o inverno mantêm-se em hospedeiros mamíferos. Outros artrópodes, incluindo carrapatos e pulgas caninas também podem atuar como vetores mecânicos. No local onde os flebotomíneos transmitem Leishmania, carrapatos e pulgas não terão provavelmente importância na epidemiologia da doença; no entanto, eles podem ser envolvidos em casos raros de transmissão de cão para cão noutros locais.
Mamíferos podem ser infetados de forma assintomática por longos períodos, que muitas vezes permanecem cronicamente infetados, mesmo após a cura clínica.. Estes parasitas também foram transmitidos através de transfusões de sangue em pessoas e cães, e por transmissão transplacentária em cães, camundongos e humanos. Na leishmaniose canina provocada por Leishmania infantum, os parasitas podem ser, por vezes encontrados na saliva, urina, sémen e secreções da conjuntiva, assim como no sangue. Transmissão venérea foi comprovada como ocorrendo em cães, e outras vias de propagação podem ser possíveis. Raros casos de transmissão horizontal têm sido relatados entre cães na mesma casa ou canil. Histórias de casos sugerem que alguns desses animais podem ter sido infetados durante uma luta. Noutro caso, um cão é conhecido por ter lambido lesões de seu companheiro ou ingerido sangue durante uma hemorragia.
As investigações epidemiológicas nos EUA também sugerem que L. infantum foi transmitida diretamente de cão para cão, embora a transmissão de flebotomíneos mediada ou outra transferência transmitida por artrópodes, não fosse descartada. Em contraste, pensa-se que flebotomíneos possam transmitir a doença para as pessoas, a partir de mamíferos silvestres no sul do Texas-central. O risco de transmissão direta de cães infetados para humanos é desconhecido.